Blog
Fitas flexografia
29/03/2022

Fitas Flexografia – passo a passo de como instalá-las

Cada vez mais o mercado vem encontrando formas mais práticas e com menores custos para resolver diversas situações em que se é exigida a fixação dos mais diversos materiais e tendo isso em mente o universo das fitas se expandiu. Entre tantos modelos e suas funcionalidades, hoje vamos trazer mais sobre as fitas flexografia

A Tecnofitas é especialista em fitas flexografia e por isso preparamos este artigo com as mais variadas informações sobre esse tipo de fita para que você possa conhecer mais as especificidades e utilidades das fitas do nosso estoque. 

Fitas flexografia onde são aplicadas e como utilizá-las de forma correta

Considerando extensa gama de variedade de fitas, as de flexografia fazem parte da categoria voltada para situações mais específicas. A demanda deste tipo de fita está no mercado de impressão flexográfica.

Impressão flexográfica é uma forma de impressão realizada através de uma placa de borracha com relevo, chamadas de clichês. Tais placas são bem flexíveis e no processo da impressão são enroladas em cilindros. 

É nessa etapa que as fitas adesivas entram em ação, elas são responsáveis por manter no lugar as placas de borracha nos cilindros durante o processo da impressão. As fitas flexografia TESA comercializadas apenas na Tecnofitas garantem total qualidade para as impressões sendo ideais para combinação de sólidos e reprodução de tons com o que se tem de melhor no mercado. 

O processo da montagem da impressão funciona da seguinte maneira, com o cilindro limpo e livre é colado na superfície as fita adesiva dupla face de flexografia, a fita irá ocupar todo o diâmetro da peça. Ela é enrolada no cilindro de forma que as duas pontas da fita se encontrem 

O clichê é centralizado no cilindro por cima da fita, antes de fazer a colagem  é importante ter certeza que a peça está no lugar correto, garantindo isso podemos tirar o plástico que cobre aquela metade do cilindro para colar a placa. O processo é repetido até que toda a superfície do cilindro esteja coberta com o clichê.  

Por que utilizar as fitas adesivas no processo da flexografia 

O principal motivo de se utilizar as fitas no processo da impressão flexográfica está na qualidade e o melhor uso das tintas. Por conta da maciez e precisão que a fita oferece é possível no momento da impressão garantir uma qualidade excepcional na resolução da imagem impressa, além de evitar o desperdício das tintas. 

Outras características que tornam as fitas flexografia a melhor opção:

  • Alta capacidade de adesão, assim os clichês não se movimentam durante o processo; 
  • Mesmo com toda capacidade de adesão as fitas não deixam resíduos no cilindro ao serem retiradas; 
  • As espumas são média-alta densidade ou de médica macia, o que permite melhor capacidade de recuperação para dar a alta qualidade na impressão;
  • O liner de PP, o plástico que cobre as superfícies aderentes da fita, é texturizado o que impede a formação de bolhas na montagem dos clichês;

São essas algumas características que proporcionam toda a qualidade necessária nas fitas de flexografia e oferecem aos clientes a qualidade mais alta na impressão. 

Fitas flexografia é na Tecnofitas 

A nossa empresa, Tecnofitas, surgiu com um objetivo muito claro: prestar serviços para a indústria em geral, fornecendo produtos de alta qualidade e uma equipe bem treinada para realizar diferentes trabalhos.

Entre os nossos principais produtos, temos Fitas Dupla Face, Fitas Adesivas Transferíveis, Fita Crepe de Alta Performance, Fita Dupla Face Transparente, Branca e Cinza. Na parte dos serviços, nos destacamos com o corte de bobinas, rebobinamento, corte rotativo de peças, adesivação por transferência, rebobinamento e corte, corte de TNT, corte de papel e embalagem blister.

Trabalhamos com equipamentos novos e modernos que conferem precisão e qualidade em todo o processo!

Além disso, temos possibilidade de oferecer aos nossos clientes:

  • Corte de bobinas de vários tipos de materiais, com tubetes de 3 polegadas, 1,5 polegadas e também 1,0 polegadas;
  • Adesivação de vários tipos de produtos, através de adesivos transferíveis que são laminados com calor no produto;
  • Corte de peças e materiais em vários formatos;
  • Picote de materiais em contínuo.

Gostou do nosso artigo sobre a fita dupla face? Não deixe de acompanhar o nosso blog para mais dicas e curiosidades.

Nos vemos no próximo artigo!