Blog
O que é fita adesiva
15/07/2021

O que é Fita Adesiva? Conheça os principais modelos e aplicações!

Nas últimas décadas, existe um item que ganhou bastante destaque em diversos segmentos da sociedade. Então, nos conte, você sabe o que é a fita adesiva e por que ela se tornou tão importante?

No conteúdo de hoje, vamos explicar o que é esse material, os principais modelos e suas diversas aplicações.

Boa leitura!

Afinal, o que é fita adesiva?

Não tem muito segredo quando o assunto é o que é fita adesiva. Basicamente, esse material possui dois componentes: uma superfície base e o adesivo. Essa base pode ser de diferentes superfícies como polipropileno, papel, polietileno, entre outros.

Já no aspecto do adesivo, temos os conhecidos como PSA (Pressure Sensitive Adhesive), em uma tradução livre, significa adesivo sensível à pressão. Os PSA são materiais que possuem um adesivo especial que são ativados quando aplicamos pressão sobre eles.

Por conta dessa versatilidade, podemos colocá-los em diferentes superfícies e sua aplicação é mais comum sobre materiais flexíveis, como filmes ou papéis – que dão origem aos produtos conhecidos como fitas adesivas.

Principais fitas adesivas do mercado

Temos alguns modelos bem conhecidos, como a silvertape e a fita crepe. Por isso, separamos as principais opções disponíveis aqui na Tecnofitas, confira:

  • Fita Dupla Face Branca/Cinza: a Fita Dupla Face Branca ou Cinza é indicada para inúmeras aplicações como opção aos fixadores mecânicos, sendo ideal para instalações internas.
  • Fita para Flexografia: a Fita para Flexografia é ideal para montagem de chapas de impressão flexográfica em cilindros ou mangas. Além disso, o nosso produto oferece impressão de combinação padrão de alta qualidade, sendo perfeito para combinação de sólidos e reprodução de tons.
  • Fita Dupla Face Picotada: a Fita Dupla Face Picotada é ideal para a fixação de diferentes materiais, como vidro, metais, madeiras e muito mais.
  • Fita Dupla Face Transparente: a Fita Dupla Face Transparente é amplamente utilizada para fixar diferentes objetos em superfícies como madeira selada, paredes internas, vidros, acrílicos, metais e muito mais com um acabamento perfeito.
  • Fita Adesiva Transferível: a Fita Adesiva Transferível é indicada para a laminação de materiais. Trata-se de adesivo de resina acrílica e base solvente aplicados sobre um papel kraft revestido de PE. Além disso, este produto foi criado como uma alternativa à cola líquida – que demora bastante para secar e pode causar irregularidades.
  • Fita de Espuma Adesivada: a Fita de Espuma Adesivada é ideal para pendurar canaletas, espelhos e objetos de decoração em superfícies limpas, lisas e secas sem causar nenhuma sujeira.

Principais cuidados na hora de escolher ou usar uma fita adesiva

Para finalizar o artigo, separamos dicas gerais de cuidados na hora de escolher e usar as suas fitas adesivas.

  1. Limpeza: não esqueça de limpar a superfície com um pano que não solte fibras embebido em álcool isopropílico;
  2. Analise o tipo de superfície: rugosidade, planicidade e energia da superfície influenciam diretamente no seu desempenho. Para superfícies rugosas, usam-se adesivos mais espessos. Para as curvilíneas, é possível usar adesivos de melhor desempenho e maior espessura;
  3. Cheque as condições do ambiente: a temperatura, exposição à luz UV e ataques químicos impactam no desempenho das fitas adesivas;
  4. Instruções técnicas: confira sempre se a fita foi pressionada adequadamente e se o tempo para ela ter 100% de adesão foi respeitado de acordo com as orientações técnicas.

Tecnofitas – A melhor opção para fitas adesivas

A nossa empresa, Tecnofitas, surgiu com um objetivo muito claro: prestar serviços para a indústria em geral, fornecendo produtos de alta qualidade e uma equipe bem treinada para realizar diferentes trabalhos.

Entre os nossos principais produtos, temos Fitas Dupla Face, Fitas Adesivas Transferíveis, Fita Crepe de Alta Performance, Fita Dupla Face Transparente, Branca e Cinza. Na parte dos serviços, nos destacamos com o corte de bobinas, rebobinamento, corte rotativo de peças, adesivação por transferência, rebobinamento e corte, corte de TNT, corte de papel e embalagem blister.

Trabalhamos com equipamentos novos e modernos que conferem precisão e qualidade em todo o processo.

Além disso, temos possibilidade de oferecer aos nossos clientes:

  • Corte de bobinas de vários tipos de materiais, com tubetes de 3 polegadas, 1,5 polegadas e também 1,0 polegadas;
  • Adesivação de vários tipos de produtos, através de adesivos transferíveis que são laminados com calor no produto;
  • Corte de peças e materiais em vários formatos;
  • Picote de materiais em contínuo.

Entre os mercados que podemos atuar, destacamos alguns abaixo:

  • Fitas Adesivas, Adesivo Acrílico, Dupla Face, Transferíveis;
  • Tecidos, TNT, SMS, Simples do Dublados;
  • Borracha, Plásticos e Sintéticos;
  • Materiais Especiais e Técnicos;
  • Mantas e Tecidos de Fibra de Vidro.

Gostou do nosso artigo sobre o que é fita adesiva? Não deixe de acompanhar o nosso blog para mais dicas e curiosidades.

Nos vemos no próximo artigo!

PEÇA SEU ORÇAMENTO